São cada vez mais os leitores que nos pedem conselhos de compra a respeito de computadores portáteis, o que não é de estranhar considerando que este mercado está em franca expansão em Portugal.
No entanto, e como seria de esperar, a caracterÃstica mais requisitada é o baixo preço. Felizmente, o preço dos note-books tem sofrido uma evolução muito positiva e actualmente é possÃvel adquirir sistemas eficientes a preços acessÃveis para a maioria dos interessados. Foi a pensar neste público em franco crescimento que resolvemos comparar notebooks com preços de vendo ao público abaixo dos 1500 euros.
Claro que, por este valor, é impossÃvel adquirir um ultraportátil de design apelativo e desempenho de topo, pois, a realidade é que este tipo de máquinas custa mais do dobro dos notebooks aqui testados no entanto, os utilizadores que procuram uma boa plataforma para correr aplicações de produtividade do tipo Office (processamento de texto, folhas de cálculo, acesso à Net, gestão pessoal...) e não exigem notebooks ultrafinos e leves poderão certamente encontrar uma solução entre os modelos aqui testados.
Equipado com um Pentium a 1GHz e 128MB de memória RAM, este portátil da Inforlândia obteve uma classificação de meia tabela em praticamente todos os testes, exceptuando a análise do disco rÃgido, onde tanto o Sandra 2002 como o WinBench 99 lhe atribuÃram a pior nota do grupo. Considerando as aplicações que normalmente correm nos portáteis deste tipo. o disco rÃgido é um elemento-chave no desempenho da máquina, sendo por isso de lamentar que o disco deste sistema não seja mais eficiente.
Por outro lado, o InSystems está entre os mais pequenos e leves deste comparativo, embora as diferenças entre os vários modelos aqui presentes sejam mÃnimas. Relativamente à s comunicações, este DesigNote está preparado para tudo, incluindo portas USB1.1 fïrewire (para dispositivos externos de grande largura de banda), modem e controlador Ethernet 10/100. Ainda bem que todas estas funcionalidades estão integradas, pois existe apenas uma ranhura do tipo PC Card. o que diminui as hipóteses de expansão. Os 128MB de memória fornecidos dão apenas para correr o Windows XP Home Edition que acompanha este portátil, tornando-se insuficientes quando a correr aplicações "pesadas" ou mais do que uma aplicação em simultâneo.
SM