Designação do projeto:
INFORLANDIA - Internacionalização sustentada na inovação
Objetivo Temático: Reforçar a competitividade das PME
Data de aprovação: 2016/09/06
Data de inicio: 2016/09/01
Data de fim: 2019/08/30
Localização: Aveiro
Custo Total ElegÃvel: 301.489,67€
Apoio financeiro da União Europeia:
FEDER - 129.263,67€
FSE - 8.542,25€
SÃntese do projeto
A INFORLANDIA iniciou a sua atividade em 1990
dedicando-se ao desenvolvimento e fabrico de equipamentos informáticos
(desktop, portáteis, tablets e
hÃbridos) e de comunicações (smartphones,
telemóveis e telefones), através da marca própria “INSYSâ€.
Atualmente, o promotor já foi premiado por diversas
revistas especializadas, relativamente aos computadores da marca “INSYSâ€. Também,
ao nÃvel das certificações, destacam-se as certificações pelas normas ISO
9001:2008 e ISSO 14001:2004, as quais a empresa pretende atualizar brevemente.
A empresa faz parte do grupo empresarial VAGA, SGPS e detém
13 marcas registadas a nÃvel nacional, das quais destaca a “INSYSâ€, a “INSYS
Edu.Proâ€, a “BAC – Brand Art Conceptâ€, a “M4TRIXX†e a “CUCoâ€. Os principais
clientes destacados pelo promotor estão divididos pelas áreas de distribuição
ou revenda - lojas de venda direta ao público; Integradores de sistemas -
empresas especializadas (para concursos públicos); Gamma Informatique
(TunÃsia); ARP Impor (Espanha) – empresas – Critical Lincs; Unitel (Angola);
Cabo Verde Telecom (Cabo Verde) – e Setor Público – Hospitais; Centros de Saúde
da Madeira; Administração pública; Finanças na Madeira; entre outros.
Concorrencialmente são identificados alguns nomes de
referência no setor das comunicações e equipamentos informáticos, como: HP;
DELL; Acer; BQ; Wiko; Huawei; Modecom.
No que diz respeito à estratégia de internacionalização
estabelecida, a INFORLANDIA aposta na diversificação com entrada em novos
mercados (Estados Unidos, Cabo Verde, Moçambique, Marrocos, Egipto, Colômbia,
Jamaica e Guiné-Bissau) e com novos produtos (o “INSYS Edu.Pro†e o “CUCoâ€).
No que diz respeito aos objetivos que a entidade pretende
ver satisfeitos, ao longo da implementação do plano de internacionalização,
identificam-se:
Aposta na entrada em mercados novos, por forma a
dinamizar a marca INSYS e comercializar as novas soluções “INSYS Edu.Pro†e
“CUCoâ€;
Implementar ferramentas de gestão de clientes, para
acompanhar a atuação internacional;
Melhorar as competências ao nÃvel do design e marketing;
Aumentar o Volume de Negócios Internacional e Total.
De modo a atingir os objetivos supramencionados o
Promotor aposta, no seu plano de internacionalização, nas seguintes ações: