Existe uma panóplia de formatos tanto no universo CD como no de DVD - que tornam inevitável a incompatibilidade entre eles e dos mesmos em relação a alguns leitores, quer seja na reprodução em PC ou no DVD da sala.
Em termos de DVD, os formatos actualmente concorrentes são o DVD-RAM e o DVD-R/W (lê-se "menos R" ou "menos RW"), suportados pelo consórcio DVD Forum; e o DVD+R/W (lê-se "mais R" ou "mais RW"), suportado pelo consórcio Aliança DVD+RW. Muitas empresas, como a NEC, fazem parte de ambos os consórcios, sendo que nenhum destes formatos é 100 por cento compatÃvel com todos os leitores existentes.
A utilidade de um gravador de CD e DVD passa pelo desejo ou necessidade de passar imagens para suporte óptico, muito mais durável, fiável e menos sujeito a interferências externas (como campos magnéticos) do que outros meios de armazenamentos de dados (por exemplo, cassetes vÃdeo); ou mesmo para criar backups (cópias) de dados.
A variedade de formatos cria, contudo, alguns problemas de compatibilidade, como já referimos, pelo que se toma recomendável possuir um equipamento que permita estabelecer o máximo denominador comum possÃvel com reprodutores de sala e/ou leitores presentes em computadores. Isto porque, embora a nÃvel fÃsico se encontre estabelecido um padrão (disco de 12cm ou 8cm x 1,2mm), temos de contar também com duplas camadas e outros pormenores que se prendem, por exemplo, com a retracção e reflexão do raio laser, o que faz com que o mais importante se manifeste principalmente a nÃvel da compatibilidade lógica - assim, certas gravações em DVD não conseguem ser reproduzidas em determinados aparelhos. Infelizmente, e até que um se apresente com o formato vencedor, vamos ter de conviver com esta "maleita". Daà que este ND-1300 seja uma daquelas boas surpresas em que a tecnologia de ponta se apresenta nos seus melhores predicados.
SOFTWARE
O software fornecido é também excelente e de instalação simples. A gravação fica a cargo do Nero 5.5, a edição pode ser realizada com a ajuda do Show Biz, e a pós-produçà o - como, por exemplo, a construção de menus de navegação no CD - está a cargo do MyDVD. O pacote conta ainda com o software de leitura de DVD Cineplayer. Como nos mais recentes produtos desta categoria é ainda incluÃdo um programa que transforma o gravador/leitor numa unidade de disco virtual, o InCD 3.
CONCLUSÃO
A possibilidade de gravação em formatos diferentes, em CD ou DVD, faz deste gravador o que de melhor se pode encontrar actualmente. Com velocidades de leitura 12x para DVD-ROM e 40x para CD-ROM; e escrita 4x para DVD-R e DVD+R, 2x DVD-RW. 2.4x DVD+RW, 16x CD-R e 10x para CD-RW, este NEC 1300 é um dos gravadores/leitores de eleição.
José A. De Matos