Velocidade supersónica
Este mês, testámos mais duas placas Radeon 9700, com um preço ligeiramente inferior ao dos primeiros modelos que apareceram no mercado.
As placas gráficos baseadas no novo chÃp gráfico R300 do ATI continuam o chegar ao mercado a bom ritmo. Entretanto, não se vêem sinais do novo NV30 da Nvidia, que, segundo esta empresa, irá eclipsar completamente concorrência. O lançamento deste novo chip só deverá ocorrer, pelo menos, em Novembro, pelo que teremos de esperar para ver.
Modelo
Club Radeon 9700 Pro
Para já, os fãs da velocidade ficam muito bem servidos com as novas Radeon 9700. Com uma velocidade de 325 e 621 MHz para o núcleo e para a RAM, respectivamente, as Radeon são verdadeiras placas supersónicas, que não têm dificuldades de maior em "digerir" todos os jogos que estão actualmente no mercado.
Outro ponto bastante positivo das Radeon 97GC é o facto de serem compatÃveis com o novo DirectX 9. No entanto, neste ponto, a ATI está bastante à frente do tempo, já que esta nova norma não está pronta para ser lançada no m-ercado. Os jogos que dela tirem partido só daqui a alguns meses deverão começar a aparecer, não sendo de esperar que, neste Natal, sejam lançados tÃtulos DirectX 9.
Mesmo assim, as Radeon são, neste momento, uma excelente aposta para os fãs da velocidade. Todavia, têm um grande senão: o preço é extremamente elevado. Afinal, a ATI está o fazer o que todos, nesta indústria, fazem: cobrar caro pelas novidades.
Os rivais
As diferenças entre a proposta da Club 3D e a do PowerColor resumem-se a uma palavra: WinDVD. A Club Radeon 9700 Pro inclui na caixa este programa;a Power Color Radeon 9700 Pro, não. Os restantes extras são iguais: um cabo RCA, um S-vÃdeo e também um adaptador DVI-VGA. Como já é normal nas Radeon 9700, as saÃdas compreendem o VGA, o DVI e o TV out.
O desempenho dos dois modelos foi muito semelhante. As diferenças foram de pormenor, se bem que o modelo da PowerColor tenha conseguido mais valores altos. Isto torna mais difÃcil estabelecer diferenças entre os dois modelos. Podemos, no entanto, dizer que, se já tem software para ler filmes DVD, deverá optar pelo modelo da PowerColor, que, por não incluir o WinDVD é Ligeiramente mais barato.
Márcio Florindo