Este é um portátil que se enquadra na categoria dos substitutos de PCs de secretária. Se olharmos para os componentes, vemos porquê: um processador Pentium III Mobile o 1,26 GHz, 512MB de RAM do tipo PC133, um ecrã TFT de 14,1 polegadas, um disco rÃgido de 18,4GB, uma drive DVD/CD-RW, uma placa de rede 10/100, um modem de 56kbps, ou mesmo uma porta firewire.
Embora seja quase obsoleto, se considerarmos o actual mercado desktop, este processador tem poder de processamento mais do que suficiente para correr programas do tipo office ou mesmo para descodificar filmes DVD. Já os 512MB de RAM revelam-se de certa forma excessivos se tivermos em conta que o sistema operativo utilizado é o Windows ME.
Esta variante da famÃlia Windows não gere eficazmente valores acima dos 256MB de RAM, pelo que os restantes 256 estão subaproveitados. Se tivesse sido incluÃdo o Windows XP (a opção mais correcta nos dias que correm), esta quantidade de memória seria mais bem aproveitada. Um aspecto muito positivo neste notebook é a sua drive, que combina um leitor de DVD com um gravador de CD-RW.
Assim, torna-se possÃvel a utilização de enciclopédias no formato DVD ou mesmo o visionamento de filmes, ao mesmo tempo que podemos gravar, em CD-R ou CD-RW, os nossos documentos. Há muito que as disquetes perderam a sua utilidade, dado que a maioria dos actuais documentos ocupa bastante mais do que 1,44MB. Mesmo assim, e para os mais conservadores ou para os que simplesmente ainda preferem as disquetes para transportar os seus ficheiros mais pequenos, a respectivo drive foi incorporada. Uma caracterÃstica bastante interessante é a porta firewire incluÃda, que permite ligar ao portátil um conjunto de periféricos de alta velocidade e que consumam muita largura de banda, como discos rÃgidos ou câmaras de vÃdeo.
O ecrã TFT é bastante bom, com um ângulo de visão razoável e com uma distribuição uniforme da luminosidade - evitando assim grandes discrepâncias entre o centro e a periferia do ecrã, onde as imagens por vezes tendem a aparecer mais ensombrecidas. Se considerar a hipótese de carregar consigo este portátil, deve ter em conta dois aspectos: por um lodo, o seu considerável peso (3,26kg), caracterÃstica que dificulta o seu transporte prolongado; por outro lado, tratando-se de um processador bastante veloz, a quantidade de calor gerada é considerável, aspecto que leva o portátil a aquecer muito, obrigando a ventoinha da CPU a trabalhar quase ininterruptamente.
Márcio Florindo