Precisa de Ajuda?

Obtenha mais informações falando directamente connosco. Deixe uma mensagem com as suas questões que em breve serão respondidas.

 

Testes de Imprensa


« Home « Anterior  Seguinte »
O Poder da Força - Zenith 7NJS 2002-12-20

Fonte:  Revista Exame Informática
Autor:  Dep. Marketing

O Poder da Força

Da chaintech chegou-nos a primeira placa-mãe equipada com o Nforce2, um chipset que promote dar novo fôlego ao Athlon XP

Zenith 7NJS é a placa-mâe topo de gama da Chaintech para processadores da A M D. A grande novidade é, obviamente, a utilização do novo chipset da Nvidia. O NForce2 demonstra, sem margem para dúvidas, que é actualmente a melhor solução para acompanhar o Athion X P.



Este produto da Nvidia vence o KT400. o chipset topo da Via, em desempenho, em funcional idades e, mais importante ainda, em fiabilidade. Todos os nossos testes demonstraram isso mesmo: uma superioridade a todos os níveis. Uma das razões para esta vitória está no duplo canal de memória, que aumenta capacidade do bus de memória.

Mas atenção que para tirar partido deste sistema de duplo canal é necessário utilizar, pelo menos, dois módulos de memória. No entanto, mesmo utilizando apenas um módulo, verificámos que o NForce2 consegue estar a par ou ultrapassar os chipsets concorrentes. Na verdade, a utilização de dois módulos faz, na maioria das aplicações, aumentar desempenho da memória apenas 2 a 5 por cento.


É com tudo...

Para a Zenith, a Chaintech optou por instalar o NForce SPP/MCP-(ver "NForce2 em quatro sabores") disponibilizando assim funcionalidades como AGP 8x, USB 2.0 e firewire. Para facilitar as ligações, a Chaintech incluiu ainda um módulo frontal de 5,25", denominado Cbox2, com quatro portas USB 2.0, firewire, entrada e saída de áudio e um pequeno visor que indica a temperatura do processador ou códigos de erro durante o arranque.

Mas não é tudo. Entre os extras encontramos ainda um canal de RAID (esta placa-mãe suporta até seisdrives IDE), um controlador Serial ATA para os futuros discos com este formato (cabo de apenas sete pinos), controlador de áudio CMedia de seis canais, saídas SPDIF e óptica (cabo óptico fornecido), placa firewire, cabos IDE redondos e um porta-chaves. Se é verdade que este último extra não faz qualquer falta, todos os outros componentes e acessórios são muito bem-vindos.


Resultados convincentes

Podemos dizer, sem dúvida alguma, que esta foi a melhor placa-mãe para processadores AMD que testámos até agora. Mostrou uma estabilidade a Chipset? É o chipset que faz a ligação entre todos os componentes: CPU, memória, placa gráfica, placas expansão e controladores de interface (USB, portas de comunicação, IDE...). Embora alguns chipsets sejam constituídos por um único chip, a maioria é constituída por dois chips, conhecidos por northbridge e southbridge. O northdbridge é, normalmente, responsável pela comunicação com o CPU, com a memória e com o slot AGP (placa gráfica).

Nalguns casos, o northbridge também pode conter toda a prova, mesmo quando sujeita overciock. O preço é elevado, mas perfeitamente justificado para quem dá valor aos extras fornecidos, embora funcionalidades como USB 2.0 e firewire já nem devem ser consideradas extras. Para quem procura uma solução Nforce2 mais económica, rapidamente chegarão ao mercado motherboards equipadas com este chipset da Nvidia e menos extras de fabricantes como a Chaintech, Asus, MSI, entre outros.

Sérgio Magno

 
« Voltar « Anterior  Seguinte »

Protocolo |  Suporte Técnico |  Emprego |  Resolução de Litígios Online |  Livro de Reclamações
Quem Somos |  Notícias |  Press Release |  Contactos |  Livro de Visitas
Condições de Venda |  Formas de Expedição |  Formas Pagamento  | Financiamento |  Simulador de Crédito
Recomende a um amigo |  Adicione aos Favoritos | Política de Privacidade