Os Melhores Portáteis
A tradição mantém-se... Outubro é o mês de teste a portáteis. Este ano, contamos com mais presenças e com uma evidente melhoria na qualidade das máquinas apresentadas. São 35 computadores divididos em três gamas de preço. Venha conhecer os vencedores...
OS MELHORES TESTES
Na Exame Informática orgulhamo-nos de procurar ser rigorosos, transparentes e justos. Exactamente por isto, poderá encontrar a nossa Metodologia de Testes no CD e DVD desta edição (secção Revista). É demasiado extensa para ser publicada nestas páginas.
Esta metodologia foi criada de acordo com o que julgamos ser as necessidades e exigências da maioria dos utilizadores de portáteis. Todo o processo assenta num estudo profundo, com a ajuda de uma complexa folha de cálculo, onde classificamos dezenas de caracterÃsticas e resultados de benchmarks.
A média ponderada da análise de todos esses itens resulta nas subclassificações Desempenho e CaracterÃsticas. Para cada um dos itens apresentados na Metodologia de Testes, criámos uma tabela de análise para eliminar ao máximo a subjectividade. Por exemplo, se um portátil obtém uma classificação entre 150 e 160 no teste de Criatividade do SysMark 2004, a tabela criada indica-nos uma nota de 4,5 (de O a 5) para este item.
O mesmo se passa com todos os outros testes. Desta forma, garantimos que independentemente de quem realiza o teste, a nota final será a mesma. A tabela de análise foi criada através do estudo da tecnologia existente actualmente no mercado dos portáteis e dos resultados obtidos. Destacamos ainda os benchmarks utilizados, especialmente o SysMark 2004. Esta aplicação da BAPCO - a maior organização mundial de testes, da qual a Exame Informáticas a parceira exclusiva para Portugal -é um benchmark extremamente realista, porque recorre às aplicações mais utilizadas no mercado (Microsoft Office completo, Photoshop, Viruscan, 3D Studio, Flash MX, entre muitas outras) para analisar o desempenho do sistema em duas categorias: Criatividade e Produtividade.
Este teste demora várias horas a realizar porque executa realmente as aplicações e mede a reacção do PC a cada execução - um render no 3D Studio ou uma pesquisa por vÃrus, por exemplo. De referir, que os fabricantes e empresas que nos cederam os portáteis para teste receberam a Metodologia de Testes em conjunto com o nosso pedido do material. Desta forma, todos sabiam exactamente quais seriam as regras do jogo, ainda antes deste começar. Estamos, como sempre, dispostos a apresentar aos fabricantes e à s empresas envolvidas toda a análise exaustiva que fizemos para chegar aos resultados finais publicados, que são, no fundo, um resumo de toda a análise efectuada.
Até 1249 Euros
Insystems 4003V

Preparado para tudo. Poderia ser este o slogan para este 4003V. Estre portátil tem realmente tudo. Bom controlador gráfico (sim, vai conseguir jogar), WLAN e é o único da categoria que tem bluetooth instalado.
Claro que para apostar nestas vertentes, a Inforlandia deve poupar no processador, na memória e no próprio chassis desta máquina. Daà este 4003V não ser uma obra de design muito bem conseguida e o seu peso colocá-lo mais para a vertente "secretária" do que para a portátil. No entanto, se você que jogar e o bluetooth é essencial para o seu dia-a-dia, então esta poderá ser uma proposta ajustada. Mas, voltamos a repetir, não será o tipo de máquina que vai querer transportar para todo o lado e que vá impressionar os seus amigos. Já se justificava o investimento em chassis mais apelativos à vista.
Conclusão
... Uma palavra final para a Inforlandia que tem uma máquina com a escolha mais inteligente de componentes ( a única a preencher todos os requisitos)...
Por Pedro Miguel Oliveira
In Exame Informática Outubro 2004
De 1250 a 1750 Euros
Insystems 5000CVW

Oferecendo um bom desempenho no Sysmark 2004, o INSystems 5000CVW era um forte concorrente à partida. Equipado com um Mobility Radeon 9600 com 64Mb e gravador de DVD topo de gama (DVD+-RW 4x, DVD+-RW 2x e CD-R/RW 16x10x24x), 0 5000CVW possui um ecrã panorâmico 16:10 de 15,4", "feature" sempre agradável tanto para profissionais do Autocad como para o amante dos filmes em DVD.
O seu disco rÃgido de 7200rpm merece a menção especial pelo seu desempenho, o melhor neste segmento. Pela negativa, a autonomia do 5000CVW é muito fraca, mesmo tendo em conta o TFT widscreen presente. Outro ponto negativo foi o aquecimento desagradável na zona onde posamos as palmas da mãos para teclar. Um fenómeno bastante estranho num portátil equipado com um Pentium M.
Por Ricardo Fortunato
In Exame Informática Outubro 2004
De 1750 a 2250 Euros
INSystems 4003V Wide

... O poderoso Pentium 4 a 3,2 GHz com Front Side Bus de 800 MHz e Hyper Threading faz disparar o desempenho e é muito ajudado pelo excelente disco rÃgido, mas levanta problemas de sobreaquecimento...
...Esta é uma solução interessante para quem procura um transportável, capaz de ter um desempenho ao nÃvel de um bom PC de secretária. Nem lhe falta a capacidade de captura vÃdeo analógico.
Por Sérgio Magno
In Revista Exame Informática Outubro 2004