A placa gráfica é o motor que leva a bom porto um deathmatch de Unreal Toumament 2004 ou a carnificina do novÃssimo Doom 3. Sem o poder de processar os muitos milhões de triângulos que compõem os modernos mundos virtuais (que fazem as delÃcias de milhões por esse planeta fora), nada feito. O que poderia ser um festival de sangue torna-se num desfile de lentidão, impossÃvel de jogar.
Â
 A indústria continuo a avançar e, de seis em seis meses (mais ou menos), saem novos modelos mais poderosos, que fazem arder as orelhas dos que deram algumas centenas de euros pelo topo de gama de há meio ano atrás. Mas este é o preço a pagar pelo avanço tecnológico que ocorre e que é muito bem-vindo, especialmente quando já estão no mercado (ou prestes a sair) jogos tão exigentes como Far Cry, Doom 3 ou mesmo o Half-Life 2(se chegar a sair...). Tanto a ATI como a Nvidia acabaram de lançar novas placas gráficas que oferecem o dobro da velocidade da geração anterior (as já "velhinhas" Radeon 9800XT e GeForce FX 5950 Ultra) na maioria das situações.
Â
No entanto, estes modelos são demasiado caros para a maioria das bolsas, pelo que teremos de aguardar pela baixa de preços esperada para daqui a alguns meses. Queremos, no entanto, chamar a atenção para quem pretende adquirir um topo de gama .
Â
A Radeon X800 Pro (uma das mais recentes plcas gráficas da ATI) possui um preço de venda muitas vezes mais baixo do que a mais antiga (e mais lenta) Radeon 9800XT. Por isso, tenha isto em atenção se estiver disposto a dar os mais de 400 euros que custa uma placa gráfica de topo. Existe um outro ponto que queremos esclarecer: apesar do que se possa pensar (e isto é culpa das máquinas de marketing das empresas), PCI Express não é sinónimo de mais desempenho. Lá porque uma placa gráfica usa este novo bus, não quer dizer que seja mais rápida do que um modelo AGP - se compararmos um chip gráfico de média gama
PCI Express com um de alta gama AGP, o AGP vence.
Â
Ponto. Por fim, resta dizer que neste comparativo recorremos a duas placas gráficas de referência: uma da ATI (modelo X600) e outra da Nvidia (6800 GT) que não serão analisadas pelo facto de não terem preço. Usámo-las apenas para compararmos velocidades.
Â
Club 3D Radeon 9600XT
Â
Por mais 22€ a Club 3D possui uma GPU um pouco mais poderosa que a Radeon 9600Pro da mesma marca. Esta placa gráfica em particular venceu três dos quatro testes, apesar de ter sido por uma margem reduzida em alguns casos. Apesar de nem o Radeon 9600XT ter o poder de processamento para tornar jogáveis os tÃtulos mais exigentes a uma resolução alta, esta placa gráfica possui uma relação preço/desempenho bastante interessante. É também por isso que este modelo ocupa o segundo lugar no Ãndice BIT. Os extras são exactamente iguais ao modelo 9600 Pro, também da Club 3D.
Â
Márcio Florindo
In Revista BIT Setembro 2004