INSystems PowerPlay
Um PC equilibrado, cujo pacote inclui um modem ADSL e um monitor TFT
Hoje já e normal ver as empresas tirar partido das últimas tecnologias das modernas das mofherboards, e a Inforlandia não é excepção. Este PC possui os já habituais 512MB de RAM, divididos em dois módulos de 256MB (cada um no seu canal de memória), um espaçoso disco rÃgido de 120GB com interface SATA e um processador P4 a 3GHz.
Estes componentes proporcionaram valores bastante bons nos testes office, dentro daquilo que esperávamos. O disco rÃgido conseguiu bater até a marca dos 40MB por segundo, o que é óptimo quanto mais rápido, menos tempo terá de esperar pelo arranque de um programa, ou pelo carregar daquele nÃvel do Far Cry. E por falar em Far Cry, o desempenho 3D da ATI Radeon 9600 Pro foi mediano nalguns benchmarks e um pouco pior noutros. Por exemplo, o Halo não chegou aos 30 fotogramas por segundo, o número mÃnimo para que um jogo possa ser fluido. Menos positivo foi o facto de a Inforlandia não ter instalado o painel de controlo da placa gráfica apesar de fazer parte do conjunto um modem ADSL, nem todos quererão (ou poderão) activar este serviço de banda larga para descarregar os muitos megabytes que compõem os actuais pacotes de drÃvers das placas gráficas.
Este PC inclui também um dispositivo que já há algum tempo não vÃamos num PC: um leitor combo, gravador de CD-RW e leitor de DVD. Ao preço a que os gravadores de DVD estão actualmente, pensamos que um destes seria uma melhor escolha. Resta referir que o pacote inclui um monitor TFT Benq de 17" (cuja qualidade de imagem é boa nas resoluções nativas e um pouco má noutras resoluções) e um conjunto de colunas 5.1 Creative Inspire P580. Por fim, a Inforlandia inclui o OpenOffice, um pacote de produtividade gratuito.
Márcio Florindo
In Revista BiT