A Inforlandia é fundada em Julho de 1990, começando por actuar na comercialização de computadores e acessórios a partir de umas reduzidas instalações em Aveiro. Nestes primeiros anos, fruto de inovadoras ofertas ao mercado e de novas polÃticas de comunicação e marketing, a empresa assiste a um forte crescimento. Torna-se conhecida em todo o distrito e distribui as marcas de computadores de maior competitividade da altura (Goldstar). É nesta fase de arraque que realiza as primeiras campanhas de mass mailing do sector de informática em Portugal, chegando junto de todos os potenciais clientes do distrito de Aveiro, com uma oferta de preços agressiva mas visualmente agradável.
Em 1992 a empresa muda de instalações para a principal avenida da cidade, aumentando significativamente a área disponÃvel e inaugurando uma nova loja com design exclusivo. Nestas novas instalações, a empresa dá inÃcio à produção de máquinas próprias e lança a marca IN Systems que virá a obter, nos anos seguintes, um grande êxito no mercado.
Ainda em 1992, já nas novas instalações, dá-se inÃcio ao desenvolvimento da área de soluções empresariais e de prestação de serviços para empresas, a qual tem apresentado um crescimento assinalável, tanto em termos de número de clientes como do leque de soluções especÃficas para a área empresarial. Esta à rea de negócios apresenta recursos internos crescentes, que estão alocados ao desenvolvimento de soluções especÃficas e ao suporte a clientes empresariais.
Em 1994 a empresa expande as instalações da sede, adquirindo as áreas anexas, duplicando desta forma a área disponÃvel. É neste ano que abre uma nova loja no Hipermercado Feira Nova, onde apresenta também um inovador design orientado para o serviço de qualidade e adequado à s funcionalidades especÃficas do sector da informática. Dá-se incÃcio neste ano a uma nova área de negócio, a distribuição informática, que inicia as actividades de revenda de material que a empresa importa em exclusivo da Europa, Estados Unidos e Ãsia.
Em 1996 é aberta uma nova loja no Arrabida Shopping, em Gaia-Porto, onde o conceito de design foi melhorado face à s lojas já existentes. Assiste-se neste perÃodo a um forte desenvolvimento da área de distribuição, passando a empresa a representar em exclusivo diversas marcas, tais como: Trust (Holanda), NEC (Japão), Chaintech (Taiwan), Proview (Taiwan), Keytronic (EUA), JVC (Japão), FIC (Taiwain), CodeGen (Taiwan), todas elas incontestáveis lÃderes nos diversos segmentos de mercado.
Durante 1997, a empresa abre novas instalações em Lisboa, que passam a servir os clientes da capital. Nestas instalações são implementadas as diversas áreas de negócio da empresa, passando a representar um importante pilar de sustentação no crescimento e desenvolvimento da empresa. Também neste perÃodo é lançada uma nova empresa no grupo que se dedica à à rea de soluções para gestão industrial - Soft.i9
Em 1998 a empresa volta a mudar as suas principais instalações para um local de maiores dimensões (1.500 m2) de forma a sustentar os elevados ritmos de crescimento que a empresa apresentava.
Em 1999 é criada a área de franchising, dando-se inÃcio ao processo de crescimento de lojas franchisadas e à progressiva cobertura nacional com pequenas lojas dedicadas a servir os clientes de zonas especÃficas.
Em 2000 a empresa é considerada uma das melhores empresas do sector por uma conceituada revista nacional. Ganha o prémio da PC Guia para o melhor serviço a clientes e entra para o ranking das 50 principais empresas de informática de Portugal. Inicia a produção em larga escala para outras marcas existentes no mercado, em regime de sub-contratação.
Em 2001 torna-se o 10º maior distribuidor nacional, segundo dados da revista Semana Informática.
Até à presente data a empresa tem mantido rentabilidade positiva e uma sólida situação financeira. Os equipamentos que produz têm ganho diversos prémios na maior parte das revistas nacionais da especialidade.
|