A BIT mostra-lhe como se porta a mais recente aposta da Nvidia relativamente ao topo de gama da ATI.
O mercado das placas gráficas tem andado ao rubro nos últimos meses. Até esta edição, o modelo mais novo e detentor da coroa da velocidade era a Radeon 9800XT que, por uma pequena margem, vencia a sua antecessora 9800. Mais uma vez, o império Nvidia contra-ataca com uma poderosa proposta, a GeForce FX 5950.
Mas será este novo colosso de 520 gramas capaz de destronar o actual lÃder da velocidade gráfica?
Como testámos
Os testes foram realizados num P4 a 3GHz com 512MB de RAM DDR 400 e um disco Western Digital de 7200 rotações e 80GB. Os drivers utilizados foram os Catalyst 3.9 e os ForceWare52.16.
Club3D ATI Radeon 9800XT
Este modelo portou-se impecavelmente e foi capaz de valores máximos em todas as categorias. Excepção seja feita ao resultado final no Aquamark - ainda que a pontuação dos gráficos seja superior na ATI, a Nvidia arrecadou a máxima pontuação no resultado global.
Este resultado parece-nos muito estranho: uma vez que a configuração é exactamente igual para ambas as placas, custa-nos a entender como é que a GeForce obtém um resultado inferior nos gráficos e superior na pontuação global.
No entanto, não é por um único valor num benchmark que esta Club 3D deixa de ser uma boa opção.
Veredicto
A 5950 portou-se melhor do que as suas antecessoras, mas não foi capaz de aguentar a parada contra a 9800XT. A ATI continua mais rápida a ocupar apenas a slot AGP e nada mais, ao passo que a 5950 incapacita, pelo menos, uma ranhura PCI.
A escolha, neste momento é para nós óbvia. A Radeon 9800XT é mais rápida, mais barata, menos ruidosa e ocupa consideravelmente menos espaço. Para já, mantemos a nosso aposta na ATI.
José Serrano