Externamente, esta drive de gravação de DVD/CD, IDE, não se destaca do resto do grupo. Tem um frontal branco (com o habitual botão de ejecção) e na parte traseira tem as ligações do costume (IDE, áudio e energia).
Onde a NEC tenta fazer a diferença é no software que oferece em conjunto com este gravador e que inclui o programa de gravação de CDs/DVDs Nero 5, o MyDVD da Sonic para criar DVDs vÃdeo, o CinePlayer para que possa ver filmes no seu computador e um programa de cópias de segurança da Arcsoft. Este gravador consegue gravar DVD+R/+RW a 4 velocidades, DVD-R a 4, DVD-RW a 2 e CDRs a 16 velocidades (10 para os CDRWs).
Na leitura, o ND-1300 atinge a 12 velocidades em DVD e 40 em CD. No que respeita à instalação, o procedimento é muito simples e não muito diferente de instalar uma segunda drive de leitura de CDs. Depois de instalado o software e ligado o computador, o Windows reconheceu imediatamente a drive, atribuindo-lhe uma letra identificativa.
De seguida instalámos o Nero e começámos a gravar imediatamente, infelizmente não dispunhamos de DVDs High-Speed para testar a velocidade máxima desta unidade. Por isso tivemos de usar os nossos DVD-R de 2 velocidades e um DVD+RW. O resultado das nossas gravações foi muito satisfatório, tendo o DVD+RW sido gravado em pouco mais de 25 minutos e o DVD-R em mais ou menos meia hora.
Esta drive é ideal para quem não quer ficar preso a um formato de gravação de DVD e pretende um bom compromisso entre a velocidade de leitura e gravação.