Este PC "rebentou" com o nosso mais exigente bencmark. É, com certeza, um computador de eleição, um verdadeiro e sério candidato a vencedor de "corridas de fundo".
Os barcos moliceiros. A ria de Aveiro, os ovos moles e mais recentemente, as bugas (a bicicleta de utilização gratuita), são conhecidos ex-lÃbris da cidade à qual alguém já chamou "Veneza portuguesa".
Mas esta associação de relacionamento tem com certeza, mais um forte candidato: este PC PowerPro, quando - neste caso -relacionado com informática. Através da sua marca In Systems, a Inforlândia, empresa criada em 1990, tem desenvolvido ao longo da sua existência sistemas de eleição em matéria de soluções informáticas.
Só que mesmo conhecendo e reconhecendo a excelência dos produtos Inforlândia, confessamos que tivemos alguma dificuldade em acreditar nos números apresentados, principalmente pelo 3DMark 2003. Tanto que nos obrigámos a repetir os testes, nada mais nada menos que três vezes, só para confirmar.
E é confirmadÃssimo: esta configuração do PowerPro atingiu os 4721 pontos, tornando-o no computador mais rápido para jogos (e não só) que já testámos. É claro que toda esta tecnologia tem o seu preço, que neste topo de gama se situa nos 3820 euros. Mas, se o preço pode ser algo proibitivo - não desanime -, lembre-se que existem componentes que podem ser substituÃdos ou mesmo eliminados sem que isso influencie o desempenho final da máquina.
Componentes de Peso
A caixa é interessante e merece um ponto positivo pelo design "arrojado". O áudio ultrapassa o exigido, com um conjunto placa Sound Blaster Audigy 1394 e colunas digitais 5.1 5700, ambas da Creative. O coração e cérebro do sistema são compostos por uma recentÃssima motherboard da Chaintech, na qual foi instalado um processador Intel Pentium 4 a 3,06 MHz.
Embora venha com dois DIM’s de memória 512 MB, permite até 2 GB de RAM. Não conseguimos descobrir porque uma placa destas vem com um AGP 4x, mas tal parece não ter contribuÃdo para degradar o desempenho como poderá observar no quadro de benchmarks. A Cbox (adaptador para colocar numa baÃa de 5,25") permite obter e transportar algumas portas para a frente do computador, assim como apresentar informação sobre o correcto arranque e funcionamento da motherboard, a partir de um display hexadecimal.
O disco de 120 GB parece uma enormidade, mas não é nada de mais, quando pensamos que jogos como Metal Gear Solid exigem para instalação completa cerca de 7 GB. Se a isso juntarmos o sistema operativo, que neste caso é o Windows XP, mais o conjunto de programas como o Open Office - incluÃdo no pacote - outro software e mais uns "joguitos", veremos o espaço diminuir rapidamente. As duas portas USB atrás e outras quatro na Cbox cobrem as mais comuns exigências que utilizam este tipo de portas. Mais uma nota positiva para a excelente placa gráfica com GPU ATI Radeon 9700 Pro, a qual contribui para atingir tão excelentes resultados teste vocacionado para desempenho vÃdeo (ver quadro).
As saÃdas são as comuns a este tipo de placas: DVI (Digital Visual Interface) D-Sub ou VGA e TV. O conjunto inclui ainda um DVD-ROM e um DVD-R, que poderá ser útil se desejar gravar os seus filmes ou álbuns. E, finalmente, um PC que cumpre os requisitos da Intel para sistemas com Pentium 4 e instala duas ventoÃnhas: uma de sucção à frente e outra de extracção atrás. Muito bem! ou talvez não. É o monitor que contribui significativamente para "desequilibrar" esta máquina. A área visÃvel é óptima (17") e a sua capacidade multimédia, com a inclusão de colunas, muito bem-vinda.
No entanto, existe um pequeno senão: o desfasamento (que a opção Phase não conseguiu sanar) a nÃvel da definição. A pureza de cor e o ângulo de visão deixam um pouco a desejar e o ajuste automático não é tão eficiente como seria de esperar. Está quase lá e, não fossem estes pormenores, o conjunto apresentado levaria certamente o selo de Recomendado. Contudo, não é este periférico, que pode facilmente trocar no acto de compra, que arruÃna o desempenho do computador.
A motherboard tem uma slot AGP 4x que, como já referimos, parece não ter influenciado o desempenho da máquina, por isso seria injusto pegar por aÃ. Como aqui estamos interessados em velocidade, é o mesmo que dizer:â€se o meu carro tem só 4 cilindros e o do meu vizinho tem 8 (se isso for possÃvel) e o meu tem menos cilindros e anda mais rápido…que interessa ter menos cilindros?â€.
Conclusão
Para uma máquina deste calibre, esperar-se-ia um pouco mais do monitor, por isso, é o MAG LCD que, tendencialmente, puxa para baixo a nota final deste sistema. Todos os outros componentes igualam e, em certos casos, ultrapassam aquilo que recomendamos numa máquina vocacionada para jogos. Não deixa de ser um brioso e admirável sistema informático, mas a falta de equilÃbrio, pelas razões que apresentámos, não permite sair com o selo Recomendado. Olhando para o resultado 3DMark2003, de uma coisa pode ter a certeza: com base neste computador, é possÃvel desenvolver o seu próprio PC de sonho.
José A. de Matos