GIGANTE DA VELOCIDADE
Â
Pegue num chassis grande, adicione um processador poderoso, duas placas gráficas, três discos e RAM a condizer, e misture.
O resultado: o novo superportátil da Inforlandia.
Â
Pois é. Este não é um portátil qualquer. Aliás, tendo em conta o tamanho e o peso (5,5kg) nem sequer podemos apelidá-lo de “portátilâ€. Será mais um computador pequeno (ou será um portátil grande?), passÃvel de ser transportado de um lugar para o outro. Mas, depois de olharmos para todos os componentes que a Inforlandia instalou nesta máquina, começamos a perceber o porquê do peso.
Â
PC COMPACTO
O chassis deste Inforlandia alberga muitos componentes, tudo em quantidade e velocidade. Por exemplo, o CPU é um Core2 Duo E6700, um modelo a 2,66GHz usado nos PCs de secretária. Já na memória, a empresa apostou em 4Gb de DDR2-667, divididos por dois módulos. Todavia, e como já tivemos oportunidade de dizer noutras alturas, 4Gb de RAM num sistema operativo de 32 bits ficam subaproveitados, visto que, por razões de arquitectura, o Windows nunca consegue ver a totalidade da RAM.
Neste caso em concreto, o Windows XP (sim, não é uma gralha; este modelo usa Windows XP Profissional) consegue “ver†apenas 2,75GB de memória.
Encontrámos, ainda três discos rÃgidos de 250GB a funcionar em RAID 0 e duas placas gráficas GeForce Go 7950 GTX a funcionar em SLI. A complementar esta verdadeira “bombaâ€, estão quatro portas USB 2.0, uma firewire, uma DVI, uma VGA, duas S-Video (in/out) leitor de cartões (MS/SD/MM) e slot ExpressCard/54. Este portátil inclui também um chip TPM, usado na encriptação de ficheiros e pastas por hardware.
Â
MAIS RAPIDO DO QUE A PRÓPRIA SOMRA
Dito de uma forma mais simples, este foi o portátil mais rápido que tivemos aqui na redacção. O desempenho das duas GeForces é bom o suficiente para correr o F.E.A.R na resolução nativa do painel (1920x1200 pixéis) com tudo no máximo e mesmo assim obter 71 fotogramas por segundo. Já o processador tem também um excelente desempenho, apesar de não ser a oferta mais rápida da Intel neste momento – a Inforlandia disse-nos que os modelos quad core estão acima das capacidades térmicas deste chassis, mas que assim que tiverem em stock o novo Core 2 Extreme para portáteis, prevêem usá-lo. No campo das placas gráficas, há ainda a possibilidade de escolher as GeForce 8700M, que adicionam o suporte ao DirectX 10, em vez das 7950 GTX.
Â
VALOR E CONCLUSÕES
Além de veloz, este é um portátil sólido. E só podia ser assim, visto que tem quase seis quilos. O teclado e o toutchpad agradaram-nos de igual forma, pelo que se está a pensar em LAN parties, está a pensar bem. Aliás, é o único motivo pelo qual vemos alguém dar tanto dinheiro por um portátil. Afinal de contas, a mesma quantia pode ser investida nu PC de secretária muito mais poderoso. E tendo em conta que este poderá ser o principal “filão†desta máquina, a Inforlandia poderia ter investido um pouco mais na personalização do chassis e nos acessórios – estamos, nomeadamente, a pensar que só ficava bem a esta maquina um bom rato laser, além da mala de transporte fornecida. E se, mesmo assim, quatro mil euros forem “pesados†demais para a sua carteira (como acreditamos que será o caso da maioria dos consumidores), há sempre outras configurações de CPU, disco ou placas gráficas disponÃveis.
Â