A 1490Z POWERCAM é a mais recente câmara digital da TRUST. COM ela, a empresa quer dirigir-se aos utilizadores domésticos que pretendam algo mais do que uma simples câmara de bolso. A estética não é um dos seus melhores atributos. A qualidade de construção deixa algo a desejar e o aspecto faz com que a 14907 não nos delicie a vista. De qualquer forma, a qualidade do LCD de 4cm é bastante razoável e o menu pauta-se pela intuitividade e pela facilidade de utilização.
A Trust dotou a sua máquina de 14Mb de memória interna, embora seja possÃvel aumentar a capacidade de armazenamento de fotos através da slot SD. Com estes 14Mb de memória embutida, o utilizador pode gravar 127 imagens (640 X 480) ou 56 segundos de vÃdeo (320 X 240 a 240 a 24fps em formato MPEG). A exposição à luz pode ser controlada manualmente e existem settings de balanço de brancos para dias de sol, dias nublados, fotos ao pôr-do-sol. bem como definições automáticas. Entre os modos predefinidos encontram-se a exposição nocturna e os modos de retrato, macro, desporto e paisagem.
O sensor óptico é de 5Mp (2560 x 1920) e o leitor pode usar um zoom de 12X - 3X óptico e 4X digital. O pacote inclui um cabo USB para ligação ao seu PC, um cabo de vÃdeo, duas pilhas AA, um saco de transporte, uma correia, CD-ROM com os drivers e manual. Além disso, a empresa oferece o Roxio PhotoSuite 5 para Windows. Feitas as contas, a 1490Z não pode deixar de ser considerada como um passo em frente na estratégia da Trust. É certo que não está no mesmo patamar de qualidade de outros dispositivos de 5 Mp, mas o seu preço é supercompetitivo para uma máquina digital com estas caracterÃsticas. Não se esqueça de que terá de comprar mais memória…