O dobro do Espaço
Chegaram finalmente os gravadores de DVD de dupla camada, que prometem o dobro do espaço no mesmo disco.
Os DVD dual tem sido uma das tecnologias mais aguardadas no que toca à gravação de dados. Isto poruqe o BlueRay ainda é uma miragem, o que faz com que os discos de dupla camada sejam a única alternativa para quem necessita de mais espaço neste periodo de transição. Estes discos possuem uma capacidade teórica de 9GB, embora na prática apenas suportem um máximo de 8.5GB. Ainda não é o BluRay ( que promete várias dezenas de gigabytes de espaço), mas é um começo.
Num momento em que se estreiam as primeiras drives baseadas neste formato, a BiT desafiou as principais marcas nacionais a apresentarem os modelos dual layer. Recebemos a resposta de quatro deles: LG, Sony, NEC e Philips.

NEC ND-2510 A
O NEC que recebemos da Inforlandia foi o mais rápido do comparativo, demorando 43 minutos e 25 segundos a gravar uma cópia de segurança de um filme com 8.5GB. Visualmente idêntico ao seu antecessor, o ND - 2510 A não tem diferenças nas especificações relativamente so ND2500, com excepção de suporte à gravação de DVD-9 a 2,4x. Tirando este promenor, pareceu-nos uma drive bastante estável.
Como testámos
Os testes foram efectuados com recurso a discos Double Layer da verbatim, a primeira marca a lançar este tipo de discos no mercado e a única a disponibilizar em tempo útil amostras de DVD+R DL à imprensa.
No entanto, o actual preço recomendado de venda ao público para estes discos (20 euros) invalida para já a sua adopção massificada. Isto porque, por esse preço, é possivel aquirir 25 DVDs de 4,7GB. Esperamos por isso que os DVD+R DL baixem o preço, a fim de se tornarem uma opção minimamente atraente para o consumidor.
José Serrano
in Revista BiT