Fonte: Revista MegaScore
Autor: José A. de Matos
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
U ma mesa digitalizadora pode ser um dispositivo útil não só para desenho artÃstico como técnico, embora, como em tantos outros casos, aqui a imaginação seja o limite. Este tipo de equipamento não é propriamente uma novidade, sendo verdade que, há uns anos, estava quase exclusivamente reservado a técnicos de CAD (Computer Aided Design) e custavam pequenas fortunas.
Certamente, o leitor já terá visto algo idêntico em making of de filmes, tanto de actores de carne e osso como de animação computorizada. Hoje em dia, as suas capacidades estão ao alcance do utilizador doméstico, podendo ser extremamente útil para estudantes de desenho, profissionais de fotografia ou programadores de jogos.
Â
Poder na ponta dos dedos
A 1200 Wireless liga-se através de um cabo USB. A construção revela que um certo cuidado está patente nesta versão de mesa digitalizadora da Trust, com uma generosa superfÃcie, de 12"x9" (30x22.5 cm), um rato de três botões e uma caneta, também de três botões - sensÃvel, pressão - ambos estes dispositivos são sem fios, o que torna a sua utilização muito menos complicada.
A alta resolução de 1200 dpi permite obter uma qualidade de desenho superior ao habitual, e a sua "grande" superfÃcie de operação, tanto no modo relativo como no modo absoluto, apresentam uma utilização sem problemas de maior. Estes modos permitem que o ecrã seja uma representação directa da mesa, onde o mesmo ponto/posição da caneta/rato equivale sempre à mesma posição (modo absoluto), ou quando o movimento do rato ou caneta variam a posição do cursor no ecrã, independentemente da sua localização (modo relativo).
A escolha de cada um destes modos revela-se muito útil, dependendo do tipo de trabalho que se pretende efectuar. O seu rato pode ser utilizado como alternativa ao já instalado no seu computador ou em conjunto com este. A caneta conta com 512 nÃveis de sensibilidade de pressão, respondendo de uma forma quase perfeita ao conseguir emular ferramentas de utilização comum, como borracha, spray ou pincel.
A mesa possui uma pelÃcula transparente, a todo o tamanho da área activa, a qual permite subpor, por exemplo, uma folha A4, de forma a operar um "decalque" do seu conteúdo, oferecendo na prática uma relação da imagem de 1:1. O elevado nÃvel de qualidade permite retocar com precisão as suas fotografias digitalizadas, criar desenhos ou fazer o reconhecimento de escrita. Contudo, este não é o seu ponto forte, uma vez que o software de reconhecimento necessita de alguma (bastante) "aprendizagem".
Â
O software
Além do driver, o CD conta com Trust Pen Manager, para gerir algumas funções da mesa digitalizadora; Corel Art Dabbler, para desenho (embora possa ser utilizado com quaisquer outros software compatÃveis); Cadix Signature Verification, para utilizações de segurança e Hand Writing software, para reconhecimentos de escrita. É ainda incluÃdo manual, com secção em português.
Â
Conclusão
Se necessita mesmo de uma mesa digitalizadora, não precisa ser um perito em CAD para trabalhar com esta versão da Trust. A 1200 Wireless Tablet, vem tornar ainda mais simples e acessÃvel a utilização de um dispositivo deste tipo. Conta com uma excelente qualidade/resolução gráfica, rato e caneta sem fios e o tamanho A4(+) da sua superfÃcie activa, revelam caracterÃsticas e potencialidades impressionantes para uma mesa digitalizadora a este preço. Uma pechincha para estudantes e não só.
Â
                                                                                                      José A. de Matos
 Â
|