Â
Â
Â
Â
Â
Â
Â
Equipado com o novÃssimo chipset nForce3 da Nvidia, o PowerProZ é invulgar em todos os aspectos.
Comecemos pela caixa: completamente transparente, esta vem equipada com 4 ventoinhas para dissipação do calor, assim como com néons azuis e vermelhos. O efeito é bonito não negamos, mas o interior de um PC continua a ser uma amálgama de cabos e placas que muito dificilmente ficam "sexy" nas luzes de néon.
O PowerProZ vem equipado com um Athlon XP 3200+, 1 GB de memória, uma placa Radeon 9800 XT e dois discos de 80 GB ligados em Raid 1. Estes últimos apresentaram um desempenho absolutamente estonteante, caracterÃstica igualmente partilhada pela memória.
A ausência de um gravador de DVD é notada, tendo este sido substituÃdo por um gravador de CD. Uma opção estética suspeitamos nós, baseada na face prateada do AOpen. Este apresentou excelentes velocidades de gravação, assim como uma qualidade de gravação louvável. Muito embora o Athlon XP 3200+ não consiga igualar sequer o desempenho de um Pentium a 2,8 GHz, é a terceira vez que notamos um pico anormal no desempenho de placas gráficas em sistemas AMD. Tanto o 3DMark 2001 como o UT 2003 registaram um acréscimo de 20% em relação ao seu desempenho normal, mas o fenómeno não encontrou paralelo em benchmarks mais recentes.
O PowerProZ é uma máquina muito potente, isso é inegável. Mas €2799 é simplesmente um preço excessivo, mesmo com este nÃvel de desempenho. Com ou sem néons.
Ricardo Fortunato