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Estas são as perguntas e respostas para a categoria: |
Glossário - Placas gráficas.
1. O que é uma placa gráfica? Uma placa gráfica é um dispositivo de hardware que permite ao computador enviar imagem para o monitor. Este tipo de placa é introduzido numa entrada na motherboard (placa-mãe) chamada AGP. É a partir daqui que o utilizador consegue visualizar qualquer coisa no seu computador. Normalmente esta placa é comprada à parte da motherboard, mas existem motherboards com placa gráfica onboard, ou seja, já "faz parte" da placa-mãe. Existem diversas marcas, mas na sua generalidade dependem do fabricante do "chipset", isto é, do processador dedicado da placa gráfica. O fabricantes lÃderes de mercado dos chipsets de placas gráficas são: nVidia e ATI. yures (Visitante) 2004-01-09 « Voltar ao Topo
2. O que é uma placa gráfica (part 2)? Uma placa gráfica, de um ponto de vista arquitectónico, é um circuito com quatro componentes essenciais.
1) Processador gráfico
2) Memória vÃdeo
3) Conversor digital-analógico de ram
4) Driver de software
Em que o processador gráfico e o driver se encarregam de executar instruções de desenho. Executa desenho de linha, de polÃgonos, transferência e pintura de bitmaps e faz ainda o redimensionamento e reposicionamento das janelas. Para criar uma imagem, o CPU (unidade central de processamento ) envia as instruções, o driver da placa gráfica interpreta-as e depois são executados pelo processador gráfico. O driver funciona como um tradutor, entre as intruções do “chefe†( CPU ) e o “trabalhador†( Placa Gráfica ). A memória vÃdeo é responsável pelo armazenamento da própria imagem e está normalmente implementada na placa gráfica. O conversor Digital-Analógico serve de tradutor entre o universo digital ao interior do computador e ao mundo analógico em que vivemos.
Um placa gráfica serve para dar “vida†ao computador. Ela interpreta sinais para ela enviados e apresenta-os correctamente no monitor. Por exemplo um software “diz-lhe†onde deve colocar uma dada imagem ou letra e o resultado cabe á placa gráfica. A placa gráfica efectua o processamento gráfico e liberta esse esforço á CPU (unidade central de processamento) para que esta fique livre, menos carregada, para lidar com outro tipo de informação. O aumento de número de aplicações multimédia e especialmente 3D, tem tornado as placas gráficas um componente cada vez mais importante num computador moderno. A placa gráfica serve também para converter o sinal digital em analógico de modo a que o processamento gráfico possa ser compreendido pelo monitor, pois a maioria dos monitores usam ligações analógicas. rigter (Visitante) 2004-02-05 « Voltar ao Topo
3. Quais os aspectos importantes a ter em consideração no acto da compra? - Formato: PCI ou AGP (só as placas mais antigas é que tem formato PCI pois o AGP é muito mais rápido, principalmente o AGP 8X)
- Processador gráfico: ATI, nVidia, etc.
- Resolução máxima (nas placas mais recentes normalmente é 2048x1536)
- Memória: capacidade (8, 16, 32, 64, 128 ou 256 Mb), tipo (SDRAM ou DDR, sendo este último bastante melhor), velocidade (oscila entre 300 e 900 Mhz), RAMDAC (cerca de 400 Mhz) e largura de banda
- Compatibilidade (sistema operativo, optimizada para: DirectX 8.1, DirectX 9.0, Open GL 1.4, Open GL 2.0, etc.)
- Interfaces (entrada: video-in, DVI-I; saida: VGA Output, TV-Out, DVI-I, etc.) speck (Visitante) 2004-02-05 « Voltar ao Topo
4. O que significa a sigla VIVO? VIVO significa Video In / Video Out.
É um recurso que algumas placas gráficas (também denominadas All-in-Wonder, pela ATI ou PersonalCinema pela nVidia) que combina as funções de uma vulgar placa gráfica com as funcionalidades de uma placa de captura/edição de video. É assim possivel, tanto ver a imagem do computador na televisão e vice-versa. É também possivel ligar uma máquina de filmar e copiar para o disco do computador um filme. Soultake (Visitante) 2004-01-30 « Voltar ao Topo
5. Que tipos de ligação de placas gráficas existem? Existem dois tipos de ligação, a ligação PCI, e a ligação AGP (ainda existiram as ISA, VL-Bus, e MicroChannel!). A ligação PCI é mais velha e que ainda é suportada em todas as motherboards pois muitos outros componentes utilizam este tipo de ligação. Mas encontrar uma placa gráfica PCI, já começa a ser dificil. A ligação AGP (Advanced Graphics Port) é bastante melhor, pois possui uma taxa de transferência muito mais rápida que a PCI. Todas as placas modernas usam AGP e muitas podem ter multiplicadores AGP de 2x, 4x ou 8x que poderão aumentar a performance se forem suportadas pela motherboard.
No manual da sua board, conforme a motherboard, usualmente vem na própria capa do manual, se suporta ou não AGP. Encontrará também na secção “Hardware Setup“, mais precisamente na sub-secção “Expansion Cards“. Lá encontrará a porta AGP se a sua motherboard suportar este tipo de ligação. Todas as motherboards recentes suportam normalmente este tipo de ligação. rigter (Visitante) 2004-02-05 « Voltar ao Topo
6. Que tipo de Placa Gráfica devo ter para as minhas necessidades? Se for uma pessoa que utiliza essencialmente programas que exigem pouco processamento gráfico, tais como o Internet Explorer, Word, Office, uma simples e barata placa gráfica serve-lhe perfeitamente. Mesmo a placa gráfica onBoard que possa existir na sua motherboard, servirá plenamente. Agora se for fanático por jogos, trabalha em programas de edição de imagem/vÃdeo, CAD etc. uma boa, potente rápida e com grande capacidade de processamento gráfico é VITAL.
Para programas mais pesados, jogos mais recentes aconselho vivamente a placa gráfica da CHAINTECH – Chaintech Apogee AA5700U. rigter (Visitante) 2004-02-05 « Voltar ao Topo
7. Onde posso ter comparações, objectivas, de Placas Gráficas? Pode encontrar estas comparações em teste de grupo. E encontra também uma vasta informação, tais como o preço, fabricante, site do fabricante etc. e comentários sobre cada placa gráfica sujeita a teste em inúmeros sites de informática e forums, ou mesmo neste site. Por exemplo no site da PC Guia (www. Pcguia.pt) na secção “Hardwareâ€. rigter (Visitante) 2004-02-05 « Voltar ao Topo
8. O que é o DVI? DVI significa Digital Video Interface e é uma especificação criada pelo Digital Display Working Group (DDWG) que visa a integração num só conector, monitores digitais e analógicos. Existem 3 configuração diferentes DVI: DVI-A, desenhado para sinais analógicos. DVI-D, desenhado para sinais digitais e DVI-I (integrated), desenhado tanto para sinais analógicos como digitais. Utilizando um conector DVI, um sinal digital que é enviado para um monitor analógico é convertido num sinal analógico. Se o monitor for digital, como por exemplo um Flat Panel, o sinal não necessita de conversão. Actualmente são vários os monitores que utilizam uma port DVI tal como muitas placas gráficas também. Soultake (Visitante) 2004-02-09 « Voltar ao Topo
9. O que é o OpenGL? O OpenGL é um standard que permite aos programadores escreverem software para mostrar objectos 3D que podem ser facilmente importados para multiplas plataformas e sistemas operativos. Por exemplo, um programador tenha escrito um programa de modelação 3D para um computador que utilize como sistema operativo o Windows NT com OpenGL, pode utilizar as mesmas rotinas básicas escritas em OpenGL e recompilá-las para que possam ser utilizadas noutros sistemas. Soultake (Visitante) 2004-02-09 « Voltar ao Topo
10. O que são API's para placas gráficas? API – Application Programing Interface – interfaces que estabelecem a ligação entre o software (essencialmente jogos) e o hardware (neste caso placas gráficas).
Os API’s são vantajosos na medida em que uma produtora ao produzir um jogo, apenas se terá de preocupar com a compatibilidade deste com determinado API; estas interfaces permitiram tornar todo o hardware compatÃvel com o software (lúdico por exemplo).
O DirectX é um dos conjuntos de API’s (criados pela Microsoft) mais conhecidos, estes API’s, mais concretamente o Direct3D destinam-se a controladores gráficos, podendo melhorar o desempenho destes últimos.
O OpenGL é também um API, embora mais vocacionado para aplicações gráficas profissionais. Conclui-se que para se obterem resultados mais satisfatórios, dever-se-ão manter os API’s actualizados, instalando as actualizações que vêm no CD/DVD da PcGuia; e manter os drivers (actualizações produzidas pelas empresas responsáveis pelos chips gráficos, e que têm como objectivo melhorar as caracterÃsticas das placas em questão) actualizados; que também todos os meses vêm com a PcGuia.
ziza (Visitante) 2004-02-09 « Voltar ao Topo
11. Comprei uma placa gráfica nova. Como é que desligo a minha placa gráfica onboard? Para desligar a placa gráfica onboard normalmente basta ir ao BIOS do computador e desabilitar a opção de vga onboard. Apartir daqui basta instalar a nova placa gráfica e ela é automáticamente reconhecida pelo sistema. Soultake (Visitante) 2004-02-09 « Voltar ao Topo
12. É possÃvel instalar uma placa gráfica AGP8X numa placa mãe com AGP4X? A resposta é positiva, pode-se instalar uma placa gráfica AGP8X numa board AGP4X, sem comprometer a integridade/duração dos seus componentes.
No entanto procedendo de tal modo não terá total partido do AGP8X, sendo que as capacidades da sua placa gráfica ficam subaproveitadas. ziza (Visitante) 2004-02-09 « Voltar ao Topo
13. Quais as saÃdas que uma placa gráfica pode ter? Uma placa gráfica tem saÃdas que lhe permitem interactuar com outros componentes, mais concretamente o monitor e o TV.
As saÃdas que poderá encontrar numa placa gráfica são: DVI ou VGA, SaÃda TV e VIVO.
O DVI – Digital VÃdeo Interface – como o próprio nome indica o sinal é processado e permanece ao nÃvel digital; no VGA existem conversões analógicas, pelo que o te tempo de transição de imagem será mais longo.
A saÃda TVout permite ligar o Pc a um televisor ou projectos, transmitindo para estes últimos, informações presentes no seu PC, como jogos filmes, etc.
Por fim a entrada vÃdeo, denominada VIVO (vÃdeo in e vÃdeo out). Esta entrada permite captar vÃdeo analógico, no entanto não quer dizer que permita sintonização de TV.
Algumas destas saÃdas permitem ainda ligar um segundo monitor, particularidade especialmente útil para profissionais.
ziza (Visitante) 2004-02-09 « Voltar ao Topo
14. Será a memória fulcral para o desempenho da placa? As placas gráficas + actuais possuem chips de elevada potência, pelo que é fundamental que estas placas alberguem alguma memória.
À primeira vista pode-se pensar que quanto + memória melhor; nada mais incorrecto.
Aspectos como a capacidade do processador gráfico e a largura de banda da memória, são + fulcrais para um bom desempenho, por isso quanto mais elevados forem estes valores melhor.
128Mb, cobrem as necessidades de qualquer utilizador, mas actualmente já se comercializam placas com 256Mb, se bem que tamanha quantidade de memória só interessa a placas topo de gama. ziza (Visitante) 2004-02-09 « Voltar ao Topo
15. O que é a filtragem anisotrópica e o antialiasing, e quais as vantagens deste ultimo? A filtragem anisotrópica é uma técnica utilizada para simular o efeito e reflexo da luz em superfÃcies sulcadas, como o cabelo ou o metal…
O antialiasing é também uma técnica, que é utilizada para apresentar imagens que aparentem uma resolução superior ao normal.
Como facilmente se compreende as vantagens desta técnica prendem-se com a diminuição do efeito de escadas e quadrados. A utilização desta técnica produzirá, essencialmente, perdas de desempenho.
ziza (Visitante) 2004-02-09 « Voltar ao Topo
16. O que é o GPU? O GPU (Graphics Processing Unit) é o processador 3D das placas graficas, o GPU liberta o CPU de
todos os calculos 3D necessarios para exibir a imagem no ecrã, deixando-o disponivel para outras
tarefas. nunoroch (Visitante) 2004-02-09 « Voltar ao Topo
17. O que é o RAMDAC? O RAMDAC (Random Access Memory Digital to Analog Converter) é um chip da placa grafica que converte os dados digitais guardados na memoria da placa para dados analogicos que podem ser enviados directamente para um monitor analogico. nunoroch (Visitante) 2004-02-09 « Voltar ao Topo
18. O que é uma textura? E um texel? Textura - É um ficheiro de imagem (BMP ou GIF) que é usado para adicionar padrões complexos ás superficies dos
dos objectos num ambiente 3D.
Texel - É a mais pequena unidade de um mapa de texturas. nunoroch (Visitante) 2004-02-09 « Voltar ao Topo
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