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Perguntas Frequentes

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Estas são as perguntas e respostas para a categoria:

Glossário - Re-Gravadores DVD+R/RW e -R/RW.

1. O que é o DVD?
2. O que é um gravador de DVD's multi-formato ou dual DVD?
3. Quais os formatos existentes nos gravadores de DVD's?
4. O que é o formato DVD-Ram?
5. O que é o formato DVD-R?
6. O que é o formato DVD-RW?
7. O que é o formato DVD+R?
8. O que é o formato DVD+RW?
9. Porquê a existência de vários formatos de gravação?
10. Na compra de um gravador de DVD's, qual o formato a optar?
11. Podem os gravadores de DVD's também gravar e ler CD-R e CD-RW?
12. Quais as velocidades de gravação actuais (finais de 2003) para os gravadores de DVD's?
13. As taxas de transferência de dados das drives de DVD, e das drives de CD são iguais?
14. Quanto tempo demora a gravação de um DVD?
15. Em breve, poderão as drives DVD vir a substituir as drives de CD-R/RW?
16. Posso armazenar os meus filmes VHS ou HI8 em CD ou DVD?
17. Qual o limite de “over-burning†nos gravadores DVD (ex: NEC)?
18. Qual a diferença entre o formato –R e +R?
19. Quais as definições de termos relacionados com DVD?
20. Esta FAQ!


1. O que é o DVD?

Basicamente o DVD (Digital Versatile Disk) é uma nova geração tecnológica de armazenamento digital. Essencialmente tem uma maior capacidade de armazenamento que o vulgar CD.

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2. O que é um gravador de DVD's multi-formato ou dual DVD?

É um gravador que pode gravar em vários formatos (+R / -R / +RW / -RW), por exemplo o NEC nd-1300 comercializado pela Inforlandia.

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3. Quais os formatos existentes nos gravadores de DVD's?

DVD-Ram; DVD-R; DVD-RW; DVD+R; DVD+RW.

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4. O que é o formato DVD-Ram?

O DVD-Ram, inicialmente com uma capacidade de 2.58 Gb aumentando mais tarde para 4.7 Gb, foi o primeiro formato existente na gravação de DVD's. O DVD-Ram pode ser regravado mais de 100.000 vezes e os discos têm uma duração no mínimo de 30 anos.

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5. O que é o formato DVD-R?

O DVD-R é um dos formatos standard mais próximos do DVD-Rom e usa materiais orgânicos na camada de gravação como o CD-R. Inicialmente a capacidade era de 3.95 Gb, aumentando para 4.70 Gb actualmente.

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6. O que é o formato DVD-RW?

É um disco DVD-R que pode ser regravado, com uma capacidade de 4.70 Gb. Os discos DVD-RW podem ser regravados aproximadamente 1.000 vezes. As drives DVD-RW gravam discos DVD-R, DVD-RW, CD-R e CD-RW.

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7. O que é o formato DVD+R?

O DVD+R é um disco de gravação semelhante ao DVD-R, apareceu em meados de 2002, e tem uma capacidade de armazenamento de 4.70 Gb.

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8. O que é o formato DVD+RW?

O DVD+RW é um disco que pode ser regravado baseado na tecnologia do CD-RW, apareceu no final de 2001. As drives DVD+RW lêem DVD-Rom's, CD's e normalmente lêem DVD-R's e DVD-RW's, mas não lêem ou gravam discos DVD-Ram. As drives DVD+RW também gravam CD-R's e CD-RW's, os discos DVD+RW têm uma capacidade de 4.70 Gb e podem ser regravados aproximadamente 1.000 vezes.

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9. Porquê a existência de vários formatos de gravação?

A existência de vários formatos de gravação surgiu quando várias empresas se "juntaram" e criaram os diferentes formatos. A Apple, a Pioneer entre outras empresas criaram o DVD Forum o qual apoia o formato DVD-Ram e DVD-RW. Por outro lado a Microsoft, a Hp, a Dell e outras empresas formaram a DVD Alliance que apoia o formato concorrente o DVD+RW.

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10. Na compra de um gravador de DVD's, qual o formato a optar?

Se desejar a maior compatibilidade possível, deve optar por um gravador multi-formatos ou seja um gravador DVD+R/RW e DVD-R/RW. Se desejar a especialização no formato +R/RW suportado pelas principais marcas da área do vídeo (ex: Sony), e um preço mais competitivo, deve optar pelo formato +R/RW.

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11. Podem os gravadores de DVD's também gravar e ler CD-R e CD-RW?

Sim, nomeadamente o gravador DVD NEC ND-1300 comercializado pela Inforlandia, ou qualquer outra unidade mais recente.

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12. Quais as velocidades de gravação actuais (finais de 2003) para os gravadores de DVD's?

Para o formato DVD+R é 4x (gravação) Para o formato DVD-R é 4x (gravação) Para o formato DVD-RW é 2x (regravação) Para o formato DVD+RW é 2,4x (regravação)

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13. As taxas de transferência de dados das drives de DVD, e das drives de CD são iguais?

Não. As taxas de transferência de dados das drives de DVD são mais rápidas, por exemplo nas drives de CD para a velocidade de 1x a taxa de transferência é de 150 kbps, enquanto que para as drives DVD na mesma velocidade (1x) a taxa de transferência é aproximadamente 12 mbps.

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14. Quanto tempo demora a gravação de um DVD?

Depende da velocidade do gravador e da quantidade de dados a gravar, por exemplo um gravador 2x com uma taxa de transferência de 22 mbps pode gravar um DVD de 4.70 Gb em 30 minutos, se for um gravador 4x pode gravar em 15 minutos.

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15. Em breve, poderão as drives DVD vir a substituir as drives de CD-R/RW?

A tendência é para que haja esta substituição, uma vez que as drives DVD-Rom podem ler CD-Rom's, e os gravadores DVD podem ler e gravar discos CD-R e CD-RW.

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16. Posso armazenar os meus filmes VHS ou HI8 em CD ou DVD?

Sim, com uma placa de captura de vídeo, editando e gravando posteriormente para CD ou DVD com um software de edição e gravação de DVD's. A Inforlandia comercializa várias soluções para o efeito, uma das quais é a placa vídeo Pinnacle MP20.

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17. Qual o limite de “over-burning†nos gravadores DVD (ex: NEC)?

Os gravadores da NEC, à semelhança da maioria das marcas líderes, são desenhados para produzir os melhores resultados possíveis. Para isso têm que aderir de forma estrita às especificações standard acordadas em forums mundiais. Os CD’s graváveis de 80 minutos “esticam†as especificações até ao limite do aceitável. Os CD’s de 90 ou 99 minutos não aderem às especificações e por isso não são suportados. Isto aplica-se às funções de “over-burningâ€. Não há firmware disponível para alterar isto. O limite de tolerância para os modelos ND-1000A, ND-1100A e ND-1300, assim como os futuros NR-9100, NR-9200 e NR-9300 deve ser os media de 90 min, mas sem qualquer garantia.

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18. Qual a diferença entre o formato –R e +R?

Fisicamente não existe quase nada de diferente:
- DVD-R - Formato desenvolvido pela Pioneer , 4.7Gb de capacidade, compatível com a maior parte dos leitores, mas tem de ser finalizado e não se pode acrescentar mais nada. Existem muitos fabricantes de -R e como tal o preço mais acessível ao Consumidor.

- DVD-RW - pode ser regravado 1000x.

- DVD+R - Formato desenvolvido pela Philips, apoiado pelas firmas, Sony, HP, e agora também a Pioneer (que já tem também gravadores de duplo formato), capacidade 4.7Gb, compatível com a maior parte dos leitores. O DVD+R funciona como um CD-R, podendo-se acrescentar faixa a faixa. A patente de fabricação é da RICOH, como tal não existiam muitos fabricantes sem ser a própria a produzir Layers. Nesta fase de vida do DVD+R (final 2003), os medias podem ser de melhor qualidade porque não houve a tendência de os fabricantes entrarem em "Guerras de preços" e baixarem a qualidade, apenas para ser o mais barato.

- DVD+RW - pode ser regravável 100.000x , e é muito mais compatível que o seu concorrente -RW nos leitores de sala.

Qual é melhor!? -> São os Dois! O mais importante é que se escolha um bom DVD virgem. Qualquer leitor, com elevada probabilidade, o vai ler sem qualquer problema. Os problemas acontecem quando se compra Medias de baixa qualidade e depois os leitores tem dificuldades em ler.

O que vai prevalecer!? -> Os dois até à disponibilidade da futura tecnologia BlueRay.

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19. Quais as definições de termos relacionados com DVD?

16 x 9
A relação de aspecto dos televisores com ecrã panorâmico (widescreen) é de aproximadamente 1,85:1 ou 16x9 unidades. DVDs optimizados para 16x9 usam um processo anamórfico para aumentar a resolução em televisores com ecrãs panorâmicos, e muitos aparelhos de DVD tiram proveito desta informação "extra" também em televisores convencionais 4:3.

Anamórfico (Anamorphic)
Refere-se ao processo convencional de projecção de filmes em ecrãs panorâmicos. Com lentes anamórficas a imagem é "espremida" para o aspecto standard 4:3 e depois é projectada por outro conjunto de lentes anamórficas para o formato "ecrã panorâmico". Se tem um televisor convencional, pode ver a imagem anamórfica colocando a saída do seu aparelho de DVD em 16x9 e passando um DVD optimizado para 16x9. Ver também Relação de Aspecto.

Artefactos (Artifact)
Defeitos de "quebra" na imagem do DVD. Erro que faz com que a imagem fique "quadriculada" ou dividida em blocos. Este problema é fruto de uma masterização defeituosa. Ver também Transferência.

A/V
Sigla para "Audio-Video," termo genérico para equipamentos de home theater.

Bitstream
Corrente de bits (dados digitais), geralmente codificada, e que deve ser processada ou transmitida de um equipamento para outro em sequência e continuamente.

Closed Caption
Sistema utilizado em alguns discos pelo qual se pode ler os diálogos e a descrição dos ruídos presentes nas cenas. É obrigatório nos EUA, por causa dos deficientes auditivos. Discos com esse recurso vêm com a identificação "CC" na embalagem.

CLV (Constant Linear Velocity)
Os discos de leitura óptica podem ser gravados em formato CLV (Velocidade Linear Constante) ou em CAV (Velocidade Angular Constante). A velocidade CLV oferece, maior capacidade de armazenamento de dados e maior tempo de reprodução. Tanto o DVD quanto o CD são gravados no padrão CLV.

Conector Óptico
Tipo de terminal muito utilizado nos DVD players que transporta o sinal através de fibra óptica. É considerado mais seguro do que os conectores normais (coaxiais) por ser imune a interferências.

DD
Abreviatura para Dolby Digital.

Degradação do laser (Laser rot)
Embora não haja contacto no Laserdisc (nada encosta no disco em movimento, apenas um feixe de laser), já foi mostrado que este Laser se pode deteriorar com o tempo, geralmente por manuseio inadequado. Isto é chamado em inglês de "laser rot".

Dolby Digital
Som para teatros introduzido inicialmente em 1991 pela Dolby Laboratories, melhorando o "Dolby Stereo" anterior (também conhecido como ProLogic). Este sistema criou cinco canais discretos de som digital (dois laterais dianteiros e um central dianteiro, dois canais traseiros e um canal com baixa largura de banda para geração de efeitos de baixa frequência, transmitidos por um ou mais subwoofers). Por causa destes cinco canais e mais o "quase um", o Dolby Digital também é conhecido como "áudio 5.1", sendo o ".1" o canal de baixa frequência. Este sistema também é conhecido como "AC-3" que é a abreviação de "Audio Code 3", o nome que o sistema recebia aquando do desenvolvimento.

Dolby Digital - Surround EX
A actual geração de som Dolby para teatros adicionou um canal traseiro central surround. Este formato, provavelmente, irá substituir o Dolby Digital actual. Por vezes apelida-se de "Dolby EX", "DD 6.1 audio" ou simplesmente "6.1".

DTS
Sigla para "Digital Theatre Systems", um sistema de áudio multi-canais discretos para filmes em cinema. Chegando logo após o Dolby Digital, o DTS, embora não seja o standard de vídeo para DVD (este título pertence ao Dolby Digital), entrou no mercado com discos DTS áudio, filmes DTS em DVD, e chips de decodificação DTS em muitos players e receivers. Há quem diga que o DTS é melhor que o Dolby Digital, outros dizem que é apenas mais alto, ou que apenas tem muitos graves na mistura.

DVD
Sigla que inicialmente significava "Digital Video Disc", com o surgimento dos drives de DVD-ROM e software distribuído nesta media, passou a chamar-se "Digital Versatile Disc".

As definições técnicas para discos DVD são as seguintes:
DVD-5 (SS-SL - 4.7Gb): O tipo mais comum de DVD, simples-face e única camada (single-sided / single-layered), oferece aproximadamente duas horas de conteúdo. Perfeito para a maioria dos filmes. Os discos DVD-5 tem uma coloração prateada.
DVD-9 (SS-DL - 8.5Gb): Normalmente chamado de "dupla-camada reverso-espiral" (RSDL - reverse-spiral dual-layer), permite que se coloque um pouco menos do que 4 horas em apenas um lado do disco com uma breve (às vezes imperceptível) mudança de camada. Às vezes este formato também é usado para filmes com menos de duas horas, gravando-se tanto a versão "ecrã total" quanto a widescreen do mesmo lado do disco e permitindo-se a escolha da versão através do menu do DVD. Os discos DVD-9 são identificados pela sua coloração dourada. Veja também RSDL.
DVD-10 (DS-SL - 9.4Gb): Conhecido nos EUA como "flipper", pois tem que ser virado (flip) para assistir à continuação do filme. Este formato está a cair em desuso com a introdução do DVD-9. O formato DVD-10 oferece 2 horas de cada lado. Como os discos DVD-5, os discos DVD-10 também têm uma coloração prateada, mas dos dois lados.
DVD-14 ( DS-ML - 13.24Gb): Este é um DVD misto. De um lado RSDL e de outro normal.
DVD-18 (DS-DL - 17Gb): Uma nova geração de DVDs que, como os DVD-9 são "flippers", mas usam tecnologia RSDL em ambos os lados permitindo um total de oito horas de conteúdo num único disco. Como os DVD-9, os DVD-18 também têm uma coloração dourada, só que em ambos os lados.

DVD Audio
Formato recém adoptado de DVD audio não diz respeito a filmes ou a qualquer outro material em vídeo, mas à programação de áudio (com vídeo clips em DD 5.1 como um recurso opcional). O Super Audio CD, um formato da Sony e da Phillips (baseda na tecnologia "Direct Stream Digital Audio, da Sony), luta com o DVD Audio para se tornar o novo padrão para som digital de alta resolução.

DVD-ROM
Refere-se tanto ao drive de DVD em computadores pessoais quanto ao conteúdo (software) de DVD-ROM, geralmente jogos, ou ainda a material adicional encontrado em alguns títulos de vídeo em DVD, acessível através de drive DVD-ROM, geralmente oferecido como material extra.

HD-DVD
Teoricamente a próxima geração de DVD Video irá tirar vantagem da tecnologia de laser azul e televisores de alta definição. Entretanto a sigla HD-DVD é propriedade de uma tecnologia totalmente diferente, portanto não será chamada por este nome.

HDTV
Sigla para Televisão de Alta Definição (High Definition Television). O número de linhas deve mais do que duplicar, mas isto gera sinais com banda excessivamente larga, gerando problemas para transmissão e para os sistemas de cabo já existentes. As transmissões já serão feitas em widescreen (16x9), mas as emissoras podem optar por transmitir 4 programas em formato digital standard em vez de um só em alta definição.

MPEG
A sigla MPEG designa um grupo de especialistas (Motion Picture Experts Group, ou Grupo de Especialistas em Filmes), formado em 1988 a partir de uma resolução dos organismos internacionais que regem as normas e os procedimentos no campo eletrónico, especificamente de radiofusão, televisão e outras disciplinas que empregam imagens em movimento.
Basicamente há 2 tipos de normas de compactação:

MPEG-1: Aplica-se principalmente às plataformas que usam uma velocidade de dados não superior a 1,2 Megabits por segundo (Mb/s), tais como CD com vídeo (V-CD), CD-ROM e outras. Para as imagens DTV e DVD, este valor não é suficiente. O MPEG-1 foi apresentado em 1991.

MPEG-2: Permite usar velocidades de dados de 1,2 até 15Mb/s e aceita uma variedade de aplicações, desde imagens com qualidade VHS até DTV e HDTV. Entre suas aplicações encontra-se o DVD. O MPEG-2 começou em 1990, porém em 1992 foi expandido para incluir também o HDTV. O MPEG-2 pode ser considerado um sistema assimétrico, ao exigir equipamentos muito complexos no lado da geração dos sinais e equipamentos muito mais simples do lado dos receptores ou reprodutores. Esta característica é muito conveniente e permitiu que o sistema obtivesse uma ampla adesão internacional.

PCM
Sigla para "Pulse-code modulation", o padrão digital dos actuais CDs de áudio. Os dados não-comprimidos que nos oferecem um som digital primitivo quando ouvimos música nos nossos aparelhos de CD.

Relação de Aspecto (Aspect Ratio)
Colocando em termos simples, a relação de aspecto da projecção de um filme (e o formato do filme no seu televisor) é expressa através da largura dividida pela altura. A primeira relação de aspecto a ser adoptada para filmes era 4:3; isto significa que a imagem era uma unidade mais larga que sua altura. Este padrão acabou por ser conhecido nos EUA como "Academy Ratio", por ser a norma da Academia de Cinema. No seu televisor, quando toda área do ecrã é utilizada, usa a relação 4:3, como nos filmes antigos, porque quando os padrões de televisão foram definidos, no final dos anos 40, o padrão de cinema da época foi utilizado. Isto explica porquê muitos filmes antigos (ex. Casablanca, Cidadão Kane) se encaixam no ecrã da TV perfeitamente. Quando a televisão entrou nos lares americanos nos anos 50, os estúdios de Hollywood sentiram uma queda inevitável nas bilheteiras dos cinemas. Uma das respostas foi começar a projectar em ecrãns panorâmicos (widescreen), e muitos outros formatos que cada estúdio promovia. Existem hoje dois principais aspectos para ecrãns panorâmicos: 2.35:1 e 1.85:1 (embora existam variações desde 1.66 até 2.60).

RSDL
Sigla de "reverse spiral, dual layer" (espiral reverso, dupla camada), um recurso do formato DVD que permite que duas camadas de informação sejam colocadas num mesmo lado de um disco, com a camada superior sendo transparente. Quando o leitor DVD muda de camada, pode fazer uma pequena pausa, isto é chamado mudança de camada (layer switch). Um DVD RSDL tem uma coloração dourada, enquanto um DVD de camada simples tem um aspecto prateado. Antes de surgir o primeiro disco RSDL (Terminator 2), filmes com mais de 2 horas eram divididos em 2 lados de um DVD, isto tornava necessário que se ejectasse o disco no intervalo e que se reinserisse do outro lado. Nos EUA este tipo de DVD recebeu o apelido de "flipper".

Sampling (Amostragem)
Método utilizado para transformar um sinal analógico em digital. Consiste na divisão do sinal analógico original em várias "amostras" por segundo. No cado do DVD, por exemplo, cada segundo de áudio é dividido em 48.000 amostras, sendo cada uma dessas amostras transformada num número digital composto de 20 algarismos ou bits. Quanto maior o número de amostras por segundo, mais extensa é a resposta de frequências.

Sistemas de Vídeo (PAL, NTSC, SECAM)
O DVD-Video possui o mesmo NTSC x PAL problema do que as cassetes VHS e o Laserdisc. O vídeo em MPEG é armazenado no DVD em formato digital, mas é formatado para um dos 2 sistemas (que são incompatíveis): 525/60 (NTSC) ou 625/50 (PAL/SECAM). Há três diferenças entre esses formatos de vídeo:

1) resolução do ecrã (720x480 vs. 720x576)
2) imagens por segundo (29,97 vs. 25)
3) áudio (Dolby Digital vs. MPEG)

Os filmes de cinema são produzidos a 24 imagens por segundo, mas o MPEG é pré-formatado para um dos dois formatos (29,97 ou 25). Filmes formatados para o sistema PAL normalmente são 4% mais rápidos, por causa da alteração das imagens por segundo, portanto o áudio também deve ser alterado antes da codificação para não ficar fora de sincronismo. Alguns leitores podem tocar discos em NTSC, outros podem somente tocar em PAL e alguns permitem ambos. Todos os aparelhos DVDs vendidos nos países que usam o sistema PAL tocam ambos. Esses aparelhos multi-sistemas convertem parcialmente o NTSC para um sinal de 60hz PAL (4.43 NTSC), mas isso requer uma TV que possa trabalhar com esta frequência. Neste caso o aparelho usa a codificação de cor do PAL 4.43 mas mantem a taxa de varrimento de 525/60 NTSC. A maioria das TVs PAL modernas podem trabalhar com este tipo de sinal. Alguns aparelhos PAL multi-sistemas possuem uma saída real 3.58 NTSC (525/60 NTSC), o qual irá requerer uma TV NTSC ou um transcoder NTSC->PAL. Em 1999 diversas empresas de electrónica de consumo lançaram aparelhos que convertem de 525/60 NTSC para o padrão PAL. Uma coisa que se deve ter em mente é que há uma perda da qualidade da imagem quando se muda de um sistema para outro. Apenas um pequeno número de aparelhos DVD NTSC podem tocar discos no formato PAL. A maioria dos aparelhos DVDs para computador podem tocam ambos formatos de vídeo e de áudio, sendo controlados via software.

Subwoofer
Um alti-falante responsável pelos efeitos de baixa frequência (LFE), que fazem a sala "tremer". O canal LFE do Dolby Digital ou do DTS é projectado para um subwoofer.

Televisor de projeção traseira (Rear-projection television)
Televisores com ecrãs maiores, acima de 36 polegadas, normalmente usam um sistema de retro-projecção. O tubo de raios catódicos não é utilizado, o sinal de vídeo é projectado atrás de um ecrã plano. Neste tipo de televisor a imagem fica comprometida se existir muita luz ambiente.

THX
Um conjunto de padrões para Home Theater definidos e implantados pela empresa de George Lucas, a Lucasfilm. Salas de cinema com certificado THX são de altíssima qualidade.

Video-CD
Alguns leitores DVDs podem tocar este formato. Este é um CD simples (CD-ROM) que é gravado áudio digital (qualidade CD) e vídeo MPEG-1 (320x24) a 30 imagens por segundo. Cada disco pode ter até uma hora de áudio/vídeo. A qualidade da imagem é mais ou menos parecida com a de um VHS.

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20. Esta FAQ!

Esta FAQ é o resultado do passatempo sobre "Perguntas e Respostas sobre DVD-R/RW e +R/RW" realizado pela Inforlandia. O passatempo foi ganho pelo utilizador Nuno Rocha (aka "matrix"), sendo a maioria das perguntas respostas da sua autoria. Houve ainda contributos importantes dos utilizadores "roadruner", "bizznizz" e dos funcionários da Inforlandia. A componente do glossário recorre a informação publicamente disponível em: DVD Demystified.

Team VDirecta
27/11/2003

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