A Inforlândia é a primeira empresa portuguesa a anunciar a assinatura de um protocolo com o Governo Português (Unidade de Missão Inovação e Conhecimento – UMIC – da Presidência do Conselho de Ministros), ao abrigo da Iniciativa Campus Virtual do Programa Operacional Sociedade da Informação (POSI), que tem como objectivo aumentar a facilidade de aquisição de computadores portáteis, equipados com tecnologia wireless, a estudantes e professores do Ensino Superior.
Numa atitude ousada e inédita, a empresa acompanha as multinacionais reconhecidas (HP, Dell, Fujitsu Siemens, IBM, Apple e Toshiba) no fornecimento de hardware.
A Iniciativa Campus Virtual (ou programa e-U, como será conhecido) é uma iniciativa transversal que envolve Serviços, Conteúdos, Aplicações e Rede de Comunicações para estudantes e professores universitários. Os fins da iniciativa são o incentivo à criação de serviços académicos on line, à produção e partilha de conteúdos dentro e fora das Universidades, bem como a criação de comunidades digitais do Ensino Superior.
A Inforlândia associa-se a um programa que contempla o desenvolvimento de uma rede de conhecimentos tecnológicos avançados baseada na Internet, em cooperação com as instituições de ensino superior, laboratórios do estado e empresas tecnológicas. Deste modo será criada uma biblioteca cientÃfica on line acessÃvel aos universitários, numa aposta na criação de serviços e conteúdos disponÃveis a toda a hora e a todo o momento, massificando a utilização de computadores portáteis (“um para cada aluno/professorâ€) e o acesso completo à Internet e Intranet em qualquer lugar.
A cada parceiro desta iniciativa caberá uma tarefa particular. Às Universidades cabe a cedência de Conteúdos, Instalações e Serviços, à rede fixa cabe a facilidade de acesso com uma maior largura de banda para o tráfego que se prevê aumente consideravelmente, às empresas de material tecnológico o fornecimento desoftware e computadores portáteis a preço atractivo para acesso à rede wireless dentro das universidades e às instituições bancárias cabe a criação de condições especiais para aquisição de computadores portáteis e respectivo software.
A Inforlândia, ao assinar este protocolo compromete-se a assegurar que os seus computadores portáteis, assinalados com a designação Portugal Digital, sejam apenas dirigidos a estudante e professores de estabelecimentos de Ensino Superior portugueses, num preço final imbatÃvel, inferior ao recomendado para os modelos que habitualmente comercializa com a sua marca, em todo o paÃs.
A par de um preço inferior, estes computadores obedecem ainda a alguns requisitos especiais, dado que incluem uma placa Ethernet wireless compatÃvel com a tecnologia IEEE 802.11 (WIFI), garantem a possibilidade de costumização, a realização de upgrades de memória, DVD, CDRW e outro software habitualmente não incluÃdo nos modelos de computadores portáteis de preços mais baixo.
A Inforlândia poderá desenvolver o acesso especial a linhas de crédito, negociadas com entidades bancárias, assumindo a empresa a obrigação de garantir o workflow apresentado, junto dos seus parceiros neste projecto, distribuidores e retalhistas.
As áreas da Sociedade da Informação, eGovernment e Inovação são da competência do Primeiro Ministro, cabendo ao seu Ministro-Adjunto a respectiva implementação. A responsabilidade da execução da Iniciativa Campus Virtual, ficará a cargo da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC), especialmente criada para o efeito.
Contactos para Informações Adicionais:
Inforlandia - Dep. Soluções Empresariais | Telefone: 234 340 830 | Fax: 234 343 816 |
Dir. Dep. - Dr. Johny Valente - email: jvalente@inforlandia.pt
Gestor de Protocolo – Dr. Nuno Coutinho - email: nuno.coutinho@inforlandia.pt.